Vocaloids


Bom otakus. Hoje eu vou falar um pouco sobre vocaloids. Pra quem não conhece são holografias de bonecos que cantam, dançam e até fazem seu shows. Aqui vai um trecho do Wikipédia:

"Vocaloid é um software de síntese de voz desenvolvido através de um projeto de investigação entre a Universidade Pompeu Fabra, na Espanha e Yamaha, que apoiou financeiramente o desenvolvimento e, mais tarde desenvolveu o software para o produto comercial "Vocaloid". Ele usa tecnologia de sintetização de voz gravada especialmente de atores ou cantores. Para criar uma canção, o usuário deve ter a melodia e a letra. Um piano de interface é usado para introduzir a melodia e as letras podem ser inseridas em cada nota. O software pode alterar a ênfase das pronúncias, adicionar efeitos como vibrato, ou alterar a dinâmica e o tom da voz. Cada Vocaloid é vendido como "um cantor em uma caixa" projetado para funcionar como um substituto para um cantor real. O software é destinado a músicos profissionais, bem como outros usuários até agora têm vendido a ideia de que os únicos limites são as habilidades próprias dos usuários."
-Wikipédia

Bom eu vou colocar um vídeo que diz o nome de vários vocaloids já inventados e acho que todos até. Bom aqui vai o link vídeo:


Bom como pode ver tem vários mesmo!
Vou falar sobra cada um QUE CANTA EM JAPONES e não vai ser a ordem do vídeo pois tenho preguiça de verificar.


Os gêmeos Kagamine

     Os gêmeos Kagamine são Rin & Len. Rin é a menina e Len o menino. A companhia Crypton Future Media foi quem os desenvolveu. Na minha opinião eles são os melhores de todos os vocaloids, tem gente que discorda mais como eu disse: na MINHA opinião eles são os melhores. Eles cantam em japonês ( nem todos cantam em japonês). E a ficha deles esta no vídeo. Uma música deles que eu amo é Butterfly On Your Right Shoulder. Aqui vai uma foto:
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol


Hatsune Miku

     Hatsune Miku é uma das vocaloids mais famosas. Com seus cabelos azuis ela é muito conhecida também pela sua voz aguda ela hoje faz muitos show no Japão. A mesma companhia que criou os gêmeos Kagamine criou a Hatsune Miku. Ela canta em japonês. As imagens dela são bem famosas entre os otakus e otomes. Aqui vai uma foto:
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol


Megpoid Gumi

     A Gumi não é a das mais conhecidas mais também não é uma zero a esquerda. Ela tem cabelos curtos e verdes, é impossível a confundir com outra vocaloid. Sua companhia criador é a mesma dos dois vocaloids acima. Se você olha com atenção verá que o seu microfone da impressão de que ela tem orelhinhas pontudas.
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol

Haigou Meiko

     Meiko é tão famosa quanto as outras e eu nunca vi vídeos ou alguma coisa falando sobre seus show. Ela por ter cabelo castanho curto e olhos castanhos se parece bastante comigo ( tirando o fato que eu uso óculos iguais aos da Tashigi só que mais bonitos). Ela é muito fofa e tem muito em comum comigo por isso eu acho ela legal só que nada se compara aos gêmeos Kagamine.
     Como sempre a Crypton Future Media a criou. Vou parar de dizer a companhia dela pois acho que é a mesma para todos. Se mudar eu digo
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol

Kaito

     Kaito é um vocaloid japonês masculino baseado na voz de Naoto Fuuga. Foi o primeiro vocaloid japonês masculino e também último vocaloid1 a ser lançado.
     Ele tem cabelos azuis escuros e ele tem algumas fã-Girls que não são muitas mais ele tem e pode contar com isso.
     Kaito foi desenvolvido para ser um complemento de Meiko. Por ser criado para complementar o voicebank da Meiko, o nome Kaito foi escolhido pensando na harmonização sonora que teria com o nome da Meiko quando pronunciados juntos, e também por ser fácil para estrangeiros pronunciarem.
     O fracasso inicial das vendas de Kaito não durou por muito tempo, logo após o lançamento de Hatsune Miku, um usuário do NicoNicoDouga fez um vídeo utilizando a voz da Miku cantando “Dear You” como uma forma de mensagem para o Kaito. Em poucas horas outro usuário postou um vídeo aonde o Kaito respondia: “Desculpe, estava comendo sorvete”. Desde então a popularidade de Kaito alavancou e hoje ele é considerado o vocaloid masculino mais popular.
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol


Kamui Gakupo

     Por mais que pareça uma mulher em algumas fotos ele é sim um homem. Sua companhia é Internet Co..LTD. .
     Gackpoid, ou Camui Gackpo / Kamui Gakupo, é um vocaloid japonês masculino baseado na voz do cantor e ator Gackt. Foi o primeiro vocaloid masculino a ser lançado na era de VOCALOID2.
     Sua voz grossa é diferente das vocaloids mulheres pois se prestar atenção vai ver que a diferença é grande.
     - Devido ao fato de ter um voicer famoso Gackpoid é o vocaloid mais caro da geração 2.
     - Gackpoid é o nome do produto, já o nome Kamui Gakupo (Camui Gackpo) é o nome do mascote do produto. Ambos representam a mesma coisa.
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol

Megurine Luka

     Megurine Luka pode parecer desconhecida mais não, ela é bem conhecida e até já participou de show da Hatsune Miku. Com seus cabelos rosas ela canta Japonês e também Inglês. Sua voz é bem diferenciada das outras vocaloids pois não é tão aguda.
     Megurine Luka é a terceira Character Vocal Series lançada pela Crypton. Ela tem como base a voz de Yuu Asakawa.
     Ao contrário de seus produtos passados, Luka não possui um apelo teen em seu design e sua voz foi moldada para ser mais madura, sexy e misteriosa. O reflexo disso está no design da mesma, que diferentemente dos outros CVs, mostra uma expressão mais série e taciturna.
     - Primeira Vocaloid bilíngüe
     - Seu desing tem detalhes de instrumentos de sopro, usados geralmente no jazz. E a jóia em seu pescoço simboliza o ar e a água caindo.
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol

Nekomura Iroha

     Nekumura foi uma vocaloid inspirada na Hello Kitty pois vendo bem ela tem uma Hello Kitty de enfeite na roupa e seu capacete tem um rosto da Hello Kitty modificado. Por mais que seu capacete esconda a maior parte de seu cabelo ainda podemos ver que ela é loira.
     O banco de voz produzido para Nekomura Iroha tem sido aclamado por grande maioria do fandom como um dos mais fáceis de serem utilizados. Ela possui boas notas altas, graves e médias e consegue se manter estável e realista com poucas edições, no geral sua voz tem sido mais utilizada para Rock, Folk e Jazz, mas muitos musicistas também compõem pop e outros ritmos musicais com a voz dela.
     - Iroha possui duas datas de aniversário, uma segundo sua biografia do site da Hello Kitty, em 14 de Maio e a outra marca o lançamento de sua versão vocaloid em 22 de Outubro.
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol

Lily
 
     Ela é mais alta do que as vocaloids comuns. Com seus cabelos loiros foi criada pela Avex Management. Yamaha. Internet Co. Ela não faz muitos show mas tem algumas músicas bem famosas.
     Lily é uma das mascotes oficiais da banda m.o.v.e. e também uma vocaloid japonesa feminina baseada na voz de Yuri Masuda.Vocaloid japonesa feminina baseada na voz de Yuri Masuda. Ela foi a primeira vocaloid a ter um avatar antes de virar efetivamente uma vocaloid.
     A primeira aparição de Lily foi na capa do CD anim.o.v.e.01, lançado em Agosto de 2009, bem antes de seu vocaloid existir. O vocaloid foi anunciado efetivamente quase um ano após o CD, em Maio de 2010 na revista DTM MAGAZINE. A ideia de fazer um vocaloid baseado na voz de Yuri Masuda partiu do próprio Mosh (o outro integrante do m.o.v.e.), já que ele gostava bastante do software.
~Luany ;; editada por ~fan-girlcarol

Sweet Ann
     
     Sweet Ann é uma vocaloid inglesa feminina baseada na voz de uma cantor australiana chamada Jody.
     Ela foi lançada junto com vocaloid2 e foi destinada ao público índie, por isso sua arte foi conceituada dos anos 20, baseado no filme “a noiva de Frankstein”. Durante a época de lançamento ela também recebeu uma boa cobertura da mídia.
     Apesar de ser a primeira vocaloid2 lançada, Sweet Ann ainda é considerada uma das melhores engloids da era. Ela possui um forte sotaque australiano, uma voz rouca e grave.
     - Ann está na trilha do anime Nichijou
~fan-girlcarol

Prima
     
     Prima é uma vocaloid inglesa, ela é a primeira vocaloid com habilidades específicas para cantar ópera.
     Ela possui uma grande limitação de gênero. Sua voz é extremamente realista e impressiona até os mais experientes, porém ela é limitada a ópera.
Ela parece a Hinata :P ~fan-girlcarol

Sonika
  
     Sonika foi desenvolvida para música Pop e Tecno, ela possui uma voz suave e aguda. Segundo a Zero-G ela possui todas as combinações de vogal-vogal possíveis, por isso ela foi divulgada como capaz de cantar em qualquer língua.
     Apesar da alta flexibilidade da sua voz, Sonika é tida como uma das piores vocaloids já lançadas devido a quantidade de falhas que o seu voicebank apresenta, entre as muitas, o mais frequente que os usuários se queixam é a falta de clareza na voz em algumas oitavas e clareza excessiva em outras.
     Ela tem 2 avatares, um mais realístico e outro em uma estilo mais anime, como a maioria dos vocaloides.
     - Segundo seu twitter, Sonika é capaz de mudar a cor do seu cabelo.
     - Ela se refere aos outros vocaloids ingleses como família.
~fan-girlcarol

SF-A2 Miki
   
     Eu não consegui achar quase nada sobre ela, mas vou dizer o que eu vi nas músicas dela.
     Ela tem uma voz muito mais "eletrônica" que a maioria dos vocaloids. Mas eu gostei da aparência dela, é bem kawaii ^3^
~fan-girlcarol

Kaai Yuki
    
     Kaai Yuki é uma vocaloid japonesa feminina baseada na voz de uma estudante do primário de apenas 9 anos. (Eba. Uma guria com 9 anos já tem uma vocaloid com sua voz e eu aqui...num blog...de animes ..........nhé, vale a pena)
     Yuki tem uma voz extremamente suave. Ela é muito boa para músicas calmas, baladas e light rock.
     Por ter uma pronúncia elástica, obtida através de manipulações na engine, ela é capaz de produzir inglês num nível praticamente fluente.
     - A dubladora de Yuki nunca foi revelada
~fan-girlcarol


Kiyoteru Hiyama
     
     Kiyoteru foi lançado junto com Yuki e Miki, ele é o primeiro vocaloid a ter história oficial e detalhes nítidos sobre sua personalidade. Ele é um professor do fundamental que dá aulas para Yuki e tem uma banda de rock chamada Ice Mountain.
    Kiyoteru possui dois livros contando a história de sua banda chamada Ice Mountain. No primeiro livro existem ilustrações, história da formação da banda e detalhes sobre os personagens integrantes da banda. O segundo é um mangá feito pelo mesmo autor de Durara! Que conta a história da formação da banda.
Ele mó tem cara de William, né? "Francamente..." ~fan-girlcarol
Big Al
     
     Big Al é tido como o melhor voicebank inglês até hoje lançado. Ele possui uma voz grave e poderosa, capaz de atingir notas extremamente baixas. Ele é utilizado para uma grande variedade de gêneros musicais e é extremamente flexível. Usuários reportam que Big Al possui um particular sotaque carregado em suas vogais, o que o deixa com uma voz bem mais distinta dos outros vocaloids.
~fan-girlcarol

Tonio
     
     Tonio tem o alcance de um baritone e foi produzido para ser um contrapartido de Prima, ele é um vocaloid específico para ópera e tem seu foco no mercado profissional.
    Ele falhou em impressionar o público que se destinava, o fandom por outro lado, estava ocupado com o lançamento de Lily e VY1. Ele passou muito tempo na obscuridade e até hoje é o vocaloid inglês menos utilizado ou citado.
He he. Ele parece um unicórnio >.< ~fan-girlcarol
VY1
     
     VY1 foi anúnciada em 6 de agosto de 2010, ao contrário de todos os vocaloids japoneses até o momento, VY1 introduziu o conceito de vocaloid sem avatar pré definido. Ela foi desenvolvida para ser um vocaloid de uso profissional, a intenção era que o produtor ganhasse o crédito pela música, e não o vocaloid, como vinha acontecendo.
     - VY1 foi a primeira vocaloid japonesa a não adotar um avatar.
Yey! É um graveto que canta! ~fan-girlcarol
Gachapoid
     
     Gachapoid é um vocaloid japonês masculino (?) baseado na voz do personagem do show Hirake! Ponkikki! Chamado Gachapin. Ele é o primeiro vocaloid a ser direcionado exclusivamente para crianças.

     - Ryuto, personagem humano, não representa o Gachapin, é apenas um avatar do vocaloid.
~fan-girlcarol
Utatane Piko
   
     Utatane Piko é um vocaloid japonês masculino baseado na voz do cantor Piko. Ele foi o primeiro vocaloid a ser lançado por uma grande empresa, a Sony.
     - O cabelo do Piko é idêntico ao do cantor Piko, diferenciando apenas pelo ahoge em formato de P.
     - O design dele é inspirado numa guitarra


Pela aparência dele, eu diria que ele não é menino nem menina. Diria que ele é meio que o Chrona. ~fan-girlcarol
VY2
     
     VY2 foi confirmado logo após o lançamento de VY1, ele, assim como VY1, também faz parte da série de vocaloid direcionados para um público profissional, sem avatar oficial para representar a sua voz.
     VY2 é um vocaloid de alta qualidade desenvolvido para ser mais suave e realista que os vocaloids anteriores. Ele é destinado para um público de profissionais e teve um processo de gravação um pouco diferenciado para obter tais resultados.
     Ele é um dos vocaloids, junto com Gakupo e Big Al, que consegue atingir notas muito graves (La 1) e é considerado um dos vocaloids mais realistas, feito para todos os gêneros musicais.

Ui! Agora é uma katana que canta! ~fan-girlcarol
Eu sei que não é oficial, mas olhe só pra ele! UuuUuUu~ *Fan-girlcarol fangirlizando*
Mew
   
    Mew é uma vocaloid japonesa feminina baseada na voz da cantora Miu Sakamoto. Foi a primeira vocaloid japonesa a ser lançada para VOCALOID3 junto com GUMI V3 e VY1V3.
     No fandom ocidental Mew foi elogiada por não ter um design moe, típico de quase todos os vocaloids vindos do Japão. A maior reclamação foi devido a falta de cor na caixa, dando uma impressão profissional para o software, parecida com a impressão da caixa da VY1.
     No fandom japonês ela foi bem aceita, porém ainda não há um grande número de músicos utilizando-a.

~fan-girlcarol

SeeU

    SeeU é uma vocaloid coreana baseada na voz de Kim Dahi. Ela é a primeira vocaloid coreana a ser lançada no mercado. 
     SeeU firou febre instantânea no ocidente durante a época que precedeu seu lançamento por causa de i-fantasy, depois que se descobriu que a demo era fake muitas pessoas passaram a odia-la.
     - O nome é um trocadilho com as palavras inglesas See You.
     - O headset de sua cabeça pode ser interpretado tanto quanto orelhas de gato como de raposa.
Blondes Vocaloid Blue Eyes SeeU
Neko neko neko *-*~fan-girlcarol
Tone Rion

     Tone Rion é uma maid vocaloid japonesa vinda de 2095. Ela é uma menina de 16 anos que é muito boa em dançar e cantar. Ela trabalha e faz performances num bar chamado DearStage em Akihabara, no ano de 2095. Um dia, em 2011, ela chega no bar Dear Stage para uma entrevista de emprego e diz: “Eu quero ser uma idol! Por favor posso voltar a trabalhar aqui?!”. Uma série de tirinhas explica como ela foi parar em 2011.
     Ela foi a primeira vocaloid a ser vendida especificamente para o público moe, e como característica principal sua voz é extremamente nasal.
     Dentre os lançamentos de VOCALOID3 ela é considerada uma das piores vocaloids lançadas, muitos fãs reportaram que sua voz é extremamente difícil de se ouvir devido a nasalidade.
~fan-girlcarol
CUL

     CUL tem uma voz forte e jovem, sem parecer infantil, é muito utilizada em rock, embora sua recomendação diz que ela se adapta a diversos gêneros. CUL possui uma voz extremamente nasal, tipicamente japonesa. Usuários reportaram problemas com as vogais em notas mais agudas.
     Ela já possuía uma fanbase estabelecida antes do lançamento de seu vocaloid. A seiyuu também ajudou bastante a impulsionar as vendas e hoje CUL tem uma fanbase estável e foi considerada bem sucedida para a época de lançamento.
      - CUL é o diminutivo de Cultura
Ela me lembra a Shura! ~fan-girlcarol

Yuzuki Yukari

      O grande diferencial de Yukari para os outros VOCALOIDs é que ela possui um voicebank de VOICEROID, que basicamente é um software de fala, permitindo Yukari cantar e falar e uma pasta de samples chamada ExVoice, que contém várias samples extras, como contagens em inglês, risadas ou choro.
     Ela foi muito bem recebida e elogiada pelo fandom internacional por sua suavidade e bela voz, até hoje é difícil encontrar pessoas que tenham odiado a voz na parte ocidental do fandom.
       - Seu design é baseado em um coelho e tem temática lunar.


~fan-girlcarol

Bruno

     Bruno é o primeiro vocaloid espanhol, junto com Clara. 
     Possui um forte sotaque da Espanha. Ele foi feito para harmonizar com Clara e possui uma voz extremamente clara e compreensível. Ele é ideal para vários gêneros musicais e pode soar tanto muito masculino como mais infantil.
     Após a rejeição das artes e a troca para um design mais anime, Bruno se tornou muito popular para um vocaloid proveniente de outro país que não o Japão. É raro ouvir falar mal dos vocaloid espanhóis e muitas pessoas estão utilizando o software tanto dentro quanto fora do fandom de vocaloid. No geral, Bruno é melhor sucedido que clara, tendo mais aceitação que a companheira, mas ambos são muito populares, embora suas vendas não atinjam níveis satisfatórios devido a pirataria do software.

A imagem da esquerda parece o Peter Punk >.< ~fan-girlcarol

Clara

     Clara possui uma voz suave, ela foi feita para harmonizar com Bruno e é boa para diversos gêneros musicais. Ela soa extremamente realista mesmo com pouca edição e é considerada uma das melhores vocaloids, junto com Bruno. Ela possui um forte sotaque da Espanha.

~fan-girlcarol


















Oliver 
   
     Não achei coisas em português sobre ele. Mas ele é tããããão kawaii!! *-* Só achei algumas coisinhas.
     - Sua voz foi baseada em um garoto de 13 anos
     - Sua aparência foi baseada no Franquenstein, como a Sweet Ann e o Big Al

Ele me lembra o Flapjack! *-* ~fan-girlcarol

IA

     IA tem uma voz adequada para música ambiente, podendo se adaptar para diversos gêneros.
     No fandom japonês IA se tornou extremamente popular em muito pouco tempo devido ao fato de Lia ser extremamente popular no Japão. A popularidade de IA se mantém firme até hoje e ela tem uma grande fanbase. Numa pesquisa realizada no começo do ano, IA já era a quarta vocaloid mais popular em Akihabara, tradicional bairro otaku japonês.(taí um lugar que eu tenho que ir antes de morrer *3*)
~fan-girlcarol
Aoki Lapis          (daqui a poko vai ter caneta, borracha, ...)

     Aoki Lapis é uma vocaloid japonesa feminina baseada na voz da nico singer Hinanata. Ela é o resultado de uma colaboração entre o Studio Deen, Surfers Paradise e os usuários do Nico Nico Douga.
     Além de ter uma voicer “do povo”, Lapis também teve seu nome escolhido pela comunidade japonesa, o nome faz referência a pedra Lapis Lazuli, por causa de sua cor, e Aoki significa Princesa Azul.
     Logo após seu lançamento, foi anúnciado que Lapis pertence a uma espécie chamada Faeris, que consegue transformar música em poder, sabe-se também que ela possui uma irmã e que a considera sua inimiga, apesar de Lapis não ter suas memórias de sua vida.
     Ela possui uma voz extremamente aguda e moe, apesar das notas altas, segundo os desenvolvedores, Lapis possui belas notas graves. Ela é a vocaloid com maior alcance vocal da terceira geração, até o momento.
Sua voz é agradável para música ambiente e pop, embora vá bem com diversos gêneros musicais.
     - A pedra gigante na cabeça de Lapis é uma turmalina azul, um tipo de pedra que só existe no Brasil.
     - Nas artes promocionais, Lapis parece significantemente menor que todos os outros vocaloids, o que deixou ela com a impressão de ser uma fada, segundo o fandom.
     - Lapis recebeu esse nome por causa da pedra Lapis Lazuli.

~fan-girlcarol
Luo Tianyi

     Luo Tianyi é a primeira vocaloid Chinesa, vencedora do concurso VOCALOID CHINA PROJECT.
     "Uma nova vocaloid, sensível e quieta. Ela adora os vocaloids que fizeram história no mundo humano e deseja que ela seja capaz de trazer felicidade e amor ao mundo. Um dia ela foi sumonada a Terra com uma missão importante, e veio a nós na forma de vocaloid.
     Ela é gentil mas tem um coração firme, ela não desiste não importa quantos empecilhos encontre no caminho.
     Ela veio ao mundo sem nenhum conhecimento do idioma humano, ela só consegue expressar seus sentimentos através do canto.
     A sua habilidade especial como vocaloid é sentir e ler músicas escondidas dentro da cabeça humana, sentimentos fortes do coração humano e mesmo que a pessoa não consiga se expressar, ela vai entender e cantar o sentimento da pessoa."

     - Segundo o site, ela é uma espécie de anjo que veio para o mundo humano trazer alegria com sua voz
~fan-girlcarol
Galaco

     Galaco é uma vocaloid Japonesa baseada na voz de Kou Shibasaki. Ela é uma vocaloid que foi distribuida exclusivamente para os participantes do concurso de VOCALOID3 da Yamaha.     
     Ela é, além de uma vocaloid, um mascote de uma banda, ela tem uma própria Blythe baseada na figura dela, que não está disponível para venda e seu vestido foi produzido e vendido comercialmente.
image
~fan-girlcarol










Curta (se quiser) : Subarashii Vocaloids. ;*
Com o tempo atualizo para vocês!! Tem muito mais vocaloids por vir!!

Recém editado e adicionado novos vocaloids por :

Fonte de informações: Vocaloid Brasil.

6 comentários:

  1. Anônimo27/7/12

    emei a materia,tambem gosto dos gemeos kagamine,mas eu sou um mega fã do kamui,a miku tambem e D+,a luka tambem,ate conheçi uns vocaloids novos,gostei de todos.rs

    ResponderExcluir
  2. Que bom. Eu colocaria mais um monte de vocaloids ali só que a preguiça ganha! São muitos vocaloids!! kkk. Quando eu estiver com menos preguiça e um pouco mais de tempo eu coloca outros.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/2/13

    GRAVETO QUE CANTA SAHSHASHAHSAJSHAJSHAHSASHAJSA MORRI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahashashahshasha XD
      Foi a primeira coisa que eu pensei quando pesquisei as imagens dela :P

      Excluir
  4. Ohayo, Konichua, Konbawa!
    Bem,não sei quem administar esse blog, amis obrigada de qualquer maneira!
    Tenho esse site: http://vocaloid1000-com-br.webnode.com/
    Eu disponibilizo várias mp3 de graças dos vocaloids nele, além d einformações e outras coisas, e o unico site decente que achei,com informações acerca dos vocaloids da terceira geração foi o seu! Usei algumas informações emprestado,e e vim agradecer^^
    Beijos, quem quizer baixar mp3, e so entrar rs, obrigada de novo XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainti! *--* vlw!
      Mas as informações não são nossas, tá? XD
      A gente meio que resumiu daqui : http://www.vocaloidbrasil.com/os-vocaloids/
      Mas claro, pra não ficar muito cópia nós tmb demos um pouco da nossa observação e opinião ^w^
      Vou dar uma olhadinha no seu site depois ;)

      Excluir

Regras:
- Não xingar
- Não ficar reclamando
- Ser gentil